terça-feira, 10 de abril de 2007

QUANDO A VERDADE DÓI


Parece notícia de 1 de Abril, mas não é... Leiam e digam o que vos parece a condenação do jornal PÚBLICO por ter noticiado algo verdadeiro.

"O jornal PÚBLICO foi condenado pelo Supremo Tribunal de Justiça a pagar uma indemnização de 75 mil euros ao Sporting Clube de Portugal por ter noticiado, em 2001, que o clube tinha uma dívida ao Estado de 460 mil contos desde 1996. Apesar de o Supremo ter admitido que a notícia é verdadeira, condenou o jornal com o argumento de que o clube foi lesado no seu bom-nome e reputação."

Fonte: Público.pt

2 comentários:

João Simão disse...

Há primeira vista a decisão do Supremo Tribunal parece "patética" se uma notícia é verdadeira porque culpabilizar um jornal por a ter divulgado. No entanto a justificação dos Juízes levanta algumas questões pertinentes: Era ou não noticia a divida do Sporting e do Salgueiros?; Era ou não de interesse publico revelar este facto?; e por fim a objectividade como "ritual estratégico" parece não funcionar aqui.

Pessoalmente acho a decisão do Supremo Tribunal descabida de sentido, mas... Gostava de ouvir/ler mais opiniões sobre os pontos que levantei.

João Simão disse...

Uma actualização dos acontecimentos:

STJ: Público não foi condenado por publicar notícia verdadeira
O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) esclareceu hoje que, ao contrário do que noticiaram alguns jornais, o matutino «Público» «não foi condenado» a pagar uma indemnização ao Sporting «por ter publicado uma notícia verdadeira».

»» http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=9&id_news=271303