terça-feira, 3 de abril de 2007

ERC VAI OUVIR JORNALISTAS E O ACESSOR DO PRIMEIRO-MINISTRO

Em causa alegadas pressões do Governo sobre a comunicação social

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) convocou para audições vários jornalistas, directores de informação e o assessor de imprensa do primeiro-ministro, a propósito de uma notícia publicada na última edição do semanário “Expresso” sobre alegadas pressões exercidas pelo Governo junto da comunicação social.

Num curto comunicado enviado às redacções, o conselho regulador da ERC justifica as audições com a “temática” e os “factos invocados” no artigo “Impulso irresistível de controlar”, e com a “importância de que se reveste à luz das atribuições e competências” daquela entidade.

Sem fazer referência a qualquer inquérito, a entidade anuncia que vai ouvir David Damião, assessor de imprensa do primeiro-ministro, e o jornalista Nuno Saraiva, autor do texto em causa. A ERC decidiu também chamar vários jornalistas citados na notícia, como os directores de informação da Rádio Renascença e da Sic-Notícias, Francisco Sarsfield Cabral e Ricardo Costa, respectivamente, o director do PÚBLICO, José Manuel Fernandes e o jornalista Ricardo Dias Felner.

No artigo do fim-de-semana passado, o “Expresso” relatava a forma como o gabinete do primeiro-ministro reagiu à publicação, dias antes, de uma notícia do PÚBLICO que apontava falhas e contradições no processo de licenciatura de José Sócrates. Sarsfield Cabral e Ricardo Costa relataram como foram contactados por assessores do primeiro-ministro quer para protestar o eco dado à notícia, quer para a desvalorizar.

Num longo artigo, em que cita os três directores, o semanário analisa a "sofisticação" e o "profissionalismo" com o gabinete de Sócrates gere a informação e afirmava mesmo que, “longo da semana que durou a investigação do PÚBLICO, o ‘Expresso’ apurou que José Sócrates ligou, pelo menos, seis vezes ao jornalista que investigou a história”.

FONTE: PÚBLICO


1 comentário:

Anónimo disse...

Acessor ?!! Não quererá dizer assessor !!!!!