sexta-feira, 1 de junho de 2007

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA NOS MEDIA

Hoje é o Dia Mundial da Criança e, tal como noutras datas comemorativas, as notícias costumam ser quase sempre "as mesmas", podendo mesmo falar-se de uma certa previsibilidade.

No entanto, consegui ficar surpreendida com uma notícia, lida no Diário Digital. O seu título é: CHINA: CRIANÇAS GANHARAM HOJE DIREITO DA DORMIR E A BRINCAR. Só agora??? -questinonei-me, incrédula.

O que a nova norma estabelece é que «As crianças devem ter tempo para dormir, divertir-se e praticar desporto», e isto é uma mudança radical em relação à à situação actual. E acrescenta a notícia que "Segundo um estudo recente, as crianças chinesas sofrem com a feroz competição que se regista no país mais povoado do mundo. As aulas de inglês ocupam o tempo de 64% dos entrevistados, 29% estudam dança, piano e violino e 25% artes plásticas - tudo actividades que as crianças não escolheram - bem como tae-kwon-do e outras artes marciais, desportos preferidos pelos pais, que consideram que a preparação escolar não é suficiente". "Em consequência, mais de metade das crianças chinesas afirma que o que mais deseja fazer no seu tempo livre é dormir", conclui o estudo.

Apesar de ser uma boa notícia, ao transmitir uma importante mudança de mentalidades e comportamentos, tem um certo travo amargo, pois sabemos que só agora estes direitos básicos das crianças começarão (assim se espera) a ser respeitados naquele país.

2 comentários:

Anónimo disse...

great,

Anónimo disse...

please visist ;http://nihyt,dysfss.jdfhdh.com