terça-feira, 30 de janeiro de 2007

«Imprensa diária generalista perde leitores »

No último trimestre do ano passado, praticamente todos os títulos da imprensa diária viram as suas audiências baixar comparativamente ao trimestre anterior auditado, de Abril a Junho.

O Expresso conseguiu reforçar ligeiramente o seu número de leitores no último trimestre do ano, apesar do lançamento em meados de Setembro do concorrente “Sol”.
FONTE: PÚBLICO

Será que estes números se verificam pelo aumento dos diários gratuitos, da imprensa regional e por uma cada mais mais generalizada leitura na internet? Ou são estes valores indicadores duma diminuição do consumo de informação?

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

3 comentários:

Inês Aroso disse...

Aposto mais na primeira hipótese!

Unknown disse...

Com a possibilidade de ler os jornais online, muitas vezes gratuitamente, é de esperar que as pessoas optem por este tipo de serviço, muito mais cómodo.

Mas penso que a diminuição das audiências da imprensa diária generalista não se deve somente a isso nem aumento dos diários gratuitos, mas sim à preferência cada vez maior das pessoas pelos "seus" jornais regionais. As pessoas preferem estar informadas acerca do que se passa na sua terra, na sua região.

Susana M Fonseca disse...

Não creio que a diminuição de audiência se deva à aposta dos leitores nos seus jornais regionais, nem tão pouco acredito que a causa resida na diminuição do consumo de informação. É certo que a leitura on-line beneficia o leitor, mas também não creio seja um motivo para uma queda tão grande.
Deixo outra pergunta. Será que cansados informações escassas do que realmente importa e move o país, de desinformação e de sensacionalismo, os leitores não comprar o jornal?